Existem vários testes de gravidez disponíveis hoje e o mais confiável é o exame de sangue. Esse teste detecta a presença do hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG) no sangue, que é produzido pela placenta logo após a fertilização do óvulo.
O exame de sangue para detectar a gravidez pode ser feito em um laboratório ou clínica e geralmente é considerado mais preciso do que os testes de gravidez de farmácia ou urina porque detecta níveis muito baixos de hCG. Justamente por isso, o exame de sangue pode ser feito antes do atraso da menstruação, enquanto os outros testes geralmente só são precisos depois.
Valores e Resultado
O exame de sangue para detectar a gravidez é considerado barato (entre 30 e 40 reais) e o resultado sai rápido (em alguns laboratórios, em algumas horas). O laudo é bastante claro, normalmente vem escrito positivo ou negativo, logo, não exige interpretação.
Preparo
Não há preparo para esse tipo de exame. A mulher deve atentar-se somente aos horários de coleta dos laboratórios.
Como dissemos, apesar de o exame de sangue conseguir detectar doses muito pequenas do hCG, é recomendável esperar o atraso menstrual.
O exame de sangue para detectar gravidez pode dar falso positivo ou falso negativo?
É muito raro, mas pode. Pode acontecer em caso de gestação muito recente (a ponto de o corpo não produzir uma quantidade suficiente do hCG para a detecção), aborto espontâneo recente (quando o corpo ainda teria alguma quantidade de hCG), uso de alguns medicamentos (como os para fertilidade, que contém o hCG) ou suplementos alimentares (ex: a vitamina B7 poderia provocar uma reação que prejudica o resultado), doenças raras etc.
IMPORTANTE: se você fez o exame, o resultado foi negativo, mas continua a ter sintomas de gravidez, repita o teste e procure um médico. Se o resultado for positivo, procure o obstetra para iniciar os cuidados pré-natais.