Assim que a ideia do estar grávida é assimilada, a gente começa a se perguntar do sexo do bebê. É menino ou é menina? Que nome vai ter? Já pode começar a montar o enxoval? Já é hora de sair do branco?
Normalmente, a grávida descobre o sexo do bebê a partir da 12a semana de gestação. É nesse momento que é feito o exame morfológico, o que pesquisa se a formação dos órgãos do bebê corre como esperado. Mas não é sempre que dá para ver o sexo nesse exame – até porque a prioridade é ver se existe alguma anomalia. O médico e o bebê precisam colaborar! (Na gravidez do meu primeiro filho, foram 3 ultrassons para confirmar o sexo! O bebê não parava quieto, era uma festa no Ultrassom!)
Mas graças aos avanços da Medicina Diagnóstica, hoje, já é possível saber o sexo a partir da 8a semana. Isso, se a mulher tiver condições…financeiras! (A ansiedade sempre sai cara!
Assim como os testes de gravidez, há dois tipos de testes: o de farmácia e o de sangue. Vamos entender como funciona cada um.
Intelligender
O Teste Intelligender é um teste que dá pra fazer em casa, da 10a à 34a semana de gestação. Assim como os de gravidez “de farmácia”, é feito com base em uma amostra de urina. Ele detecta a presença ou não do cromossomo Y. Vamos relembrar as aulas de biologia: o sexo feminino é indicado pelos cromossomos XX e o masculino, XY. Portanto, se for detectado o Y, é menino; se não for, é menina.
Como o teste é feito?
A mulher coleta uma amostra de urina. Depois, com a ajuda de uma seringa, coleta um pouco do xixi e deposita no potinho do teste. Após 5 minutos, deve analisar a cor da urina. Se ficar amarelada, é menina. Esverdeada, menino.
Parece simples, né? Mas nem sempre é. Veja este caso:
Alguém conhece essa mulher, pelo amor de Deus? Alguém vem aqui contar pra gente o que deu?
Aqui, o Intelligender parece ter dado mais certo:
Brincadeirinha meio cara
Pois é, deu para ver que o teste não é tão certeiro quanto os de gravidez. A precisão dele é de 82 a 85% (contra os 99% dos testes de gravidez). O preço não ajuda muito, a partir de 150 reais. Também não é muito fácil de achar, costuma ter apenas pela Internet.
Há alguns vídeos em que as grávidas admitem uma baixa expectativa, fazem o teste por extrema curiosidade, um certo tom de brincadeira. Precisão mais alta mesmo (95%), só pelo exame de sexagem fetal, um teste de laboratório, feito com amostra de sangue da mãe. Mas não é um exame que os planos de saúde costumam cobrir e também não é nada barato, média de 400 reais.
O Teste Intelligender Vale a Pena?
Essa resposta cabe a cada mãe. Depende da urgência para saber o sexo e das condições financeiras de cada uma. Aqui, nos cabe apenas destacar que pode dar resultados diferentes do Ultrassom ou inconclusivos. Mas a decisão é pessoal.
Como fazer o Teste Intelligender?
Há poucas informações na Internet sobre a bula, então, a gente resume as orientações gerais para você evitar erros que possam contaminar o exame e atrapalhar o resultado:
- Coleta a primeira urina da manhã no copo coletor e despeje suavemente (com a seringa) 20 ml no copo de teste. Não jogue o lacre do copo de teste fora, você vai precisar dele.
- Cubra o orifício do copo de teste com o lacre auto-adesivo.
- Balance delicadamente o copo de teste (não sacudir!), em movimentos circulares, por 10 segundos e coloque-o em uma superfície plana e branca (deixe paradinho, não mexa mais!).
- Aguarde 10 minutos para analisar o resultado. Não leve o teste até uma fonte de luz para tentar ver melhor. Mantenha onde ele está. Se a urina ficar escura ou verde cinzenta, será um menino. Se ficar relativamente da mesma cor ou mais amarela/alaranjada, será uma menina. Depois desses 10 minutos, descarte o teste, não vale mais.
Importante: evite ter relações sexuais sem proteção por pelo menos 48 horas antes do teste e espere 10 dias, se estiver usando Progesterona. Não faça o teste se tiver Síndrome do Ovário Policístico. Descarte o teste após o uso e não tome medidas financeiras ou emocionais com base no resultado. (Lembrando que o teste tem uma taxa de precisão de cerca de 80%).